SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva históricaOrganizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GRACELLI, Aldemir  e  WEBB, Lilian Dean. Breve comparação entre o financiamento da educação pública no Brasil e nos Estados Unidos. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.40, pp.34-40. ISSN 0100-1574.

Este trabalho se propõe ser um estudo comparativo dos sistemas de financiamento da educação no Brasil e nos Estados Unidos. As diferenças fundamentais entre os dois sistemas são consideradas em termos de controle, função, responsabilidade e fontes de financiamento da educação. Em termos decontrole, função e responsabilidade o sistema americano de financiamento da educação se coloca numa estrutura mais descentralizada onde existe uma relação direta entre educação e povo. O sistema brasileiro de financiamento da educação não apresenta a mesma relação democrática. Quanto às fontes de financiamento da educação, o sistema americano tem no imposto de propriedade local a sua principal fonte de receita. No sistema brasileiro a principal fonte de receita é o I.C.M., arrecadado pelos estados. Conclui-se que a diferenciação dos dois sistemas advém principalmente do desenvolvimento histórico da educação nos dois países e que seria impossível transpor para o Brasil um sistema que conta com a tradição de uma cultura autóctone.

Palavras-chave : Financiamento da educação; Ensino público; Brasil; Estados Unidos; Descentralização da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )