SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GARDENAL, Lília  y  PAIXAO, Antônio Luiz. Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.41, pp.3-11. ISSN 0100-1574.

A concepção do Ciclo Básico é analisada no contexto da reforma universitária que pretendeu introduzir um modelo burocrático nas instituições de ensino superior. Os autores analisam, de um lado, as implicações da proposta do Ciclo Básico e, de outro, as vicissitudes de sua implementação no país. Questiona-se o caráter das avaliações já realizadas, no sentido de que seria preciso interpretar os problemas detectados também em termos do significado da implantação do Ciclo Básico para a correlação de poder no interior da universidade.

Palabras clave : Ciclo básico; Ensino superior; Reforma universitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )