SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Escuela, marginalidad y contextos en Colômbia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SAVIANI, Dermeval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.42, pp.8-18. ISSN 0100-1574.

De acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela.

Palabras clave : Marginalidade; Teorias de educação; América Latina; Pedagogia tradicional.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )