SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42La escuela primaria en Venezuela: clases sociales, circuitos de escolarización y prácticas pedagógicasEl impacto del pre-escolar en los niños de sectores populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

KRAMER, Sonia. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.42, pp.54-62. ISSN 0100-1574.

O fracasso escolar de parcelas significativas das crianças oriundas das camadas populares nos anos iniciais da escolaridade constitui traço marcante do sistema de ensino brasileiro e latino americano em geral. No Brasil, a partir da década de 70, a política educacional tem dado grande destaque à necessidade de oferecer a essas crianças, experiências que as levem a compensar suas “deficiências”. O pressuposto dessa política é o de que o fracasso acontece porque as crianças não estariam suficientemente preparadas para tirar proveito satisfatório da escola.

Palabras clave : Educação compensatória; Fracasso escolar; Carência cultural; Democratização da educação; Processo de ensino-aprendizagem.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )