SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42El impacto del pre-escolar en los niños de sectores popularesProceso pedagogico y aprendizaje en contextos de heterogeneidad cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William  e  SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez; na escola zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.42, pp.79-86. ISSN 0100-1574.

A evasão e o fracasso escolar aparecem hoje entre os problemas de nosso sistema educacional que são estudados de forma relativamente intensa. A concepção de fracasso escolar aparece alternativamente como fracasso dos indivíduos (Poppovic, Espósito e Campos, 1975), fracasso de uma classe social (Lewis, 1967, Hoggart, 1957) ou fracasso de um sistema social, econômico e político (Freitag, 1979; Porto, 1981) que pratica uma seletividade sócio-econômica indevida. Neste projeto, pretende-se explorar uma outra alternativa: o fracasso escolar é o fracasso da escola.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Educação compensatória; Carência cultural; Fracasso escolar.

        · texto em Português     · Português ( pdf )