SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Bases teóricas do programa Alfa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PARO, Vitor Henrique. O custo do ensino público no estado de São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.43, pp.3-30. ISSN 0100-1574.

O artigo se baseia em uma pesquisa realizada com uma amostra de 66 escolas de 1º e 2º graus, da rede pública estadual do Estado de São Paulo, visando à determinação dos custos diretos do aluno/ano. Utilizando uma metodologia que procurou adequar-se da melhor forma à realidade abordada, o autor acredita ter conseguido razoável aproximação na mensuração dos custos diretos da unidade escolar de 1º e 2º graus no Estado. Essa metodologia é apresentada através da discussão dos componentes do custo educacional e da exposição da maneira como foi o custo/aluno calculado em suas diversas rubricas. A apresentação dos resultados é feita quer para o Estado como um todo, quer para conjuntos de escolas, agrupadas segundo os critérios de: tipo de ensino, região, renda per capita da clientela, nível de carência, hierarquia funcional dos Municípios, número de turmas, número de turnos e número de alunos.

Palabras clave : Custo-aluno; Ensino público; Ensino de 1º e 2º graus; São Paulo; Custo da educação; Escala de avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )