SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grauLista básica de publicações periódicas brasileiras na área da educação: um estudo bibliométrico para nova fase da Bibliografia Brasileira de Educação - BBE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ALMEIDA, Maria Christina de. Os pais, os mestres e a associação em que pé estão?. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.44, pp.75-80. ISSN 0100-1574.

Este trabalho tem como objetivo levantar aspectos do funcionamento das Associações de Pais e Mestres, na rede estadual de ensino de 1º grau, procurando verificar em que medida eles se relacionam com os processos de seletividade social que operam dentro da escola. Critérios e práticas adotadas que levam a que a composição da diretoria e a participação dos pais nas atividades das APMs se restrinjam quase sempre aos pais de melhor posição econômica na comunidade; modalidades de cobrança de taxas a mais, são examinadas com cuidado. Eles fazem parte de uma estratégia que, ao invés de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração da família-escola-comunidade, procura antes de tudo reforçar seu papel de mera arrecadadora de recursos, com os quais a escola deverá cobrir despesas que obrigatoriamente deveriam ser do Estado.

Palavras-chave : Associação de Pais e Mestres; Ensino de 1º grau; Escolas estaduais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )