SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?O livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

OLIVEIRA, João Batista Araújo e. Cartilhas de alfabetização e a regionalização do livro didático. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.44, pp.95-97. ISSN 0100-1574.

A idéia de regionalização do livro didático não é recente, e sua discussão se dá em variados contextos. Em alguns casos, como no discurso e nos pareceres do Conselho Federal de Educação (CFE), ela tem a ver sobretudo com a adaptação dos currículos às variações regionais Noutros contextos, a questão é abordada quer a partir de um ângulo ideológico (a dominação do centro-sul sobre os demais estados), psico-sociológico (o universo vocabular conhecido como ponto de partida para a conscientização), lingüístico, psico-linguístico (a questão do dialeto padrão, os linguajares locais, etc.), no processo de elaboração de materiais didáticos.

Palabras clave : Livros didáticos; Cartilhas; Alfabetização; Regionalização.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )