SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Fracasso escolar: uma questão socialOs movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MORO, Maria Lucia Faria. Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.45, pp.20-24. ISSN 0100-1574.

O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.

Palabras clave : Ensino de matemática; Conceito numérico; Desenvolvimento cognitivo; Curitiba; Escolas municipais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )