SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposiçõesTerminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SPOSITO, Marília Pontes. Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.45, pp.25-28. ISSN 0100-1574.

O artigo apresenta alguns elementos para o conhecimento do processo de expansão do ensino público na cidade de São Paulo, durante as décadas de 40 e 50. Tomando como ponto de partida a situação do sistema escolar na Capital e descrevendo os mecanismos que possibilitavam a disseminação de estabelecimentos de ensino elementar e secundário, o estudo ressalta a importância dos movimentos sociais urbanos observados nesse período para a conquista de novas unidades escolares. O clima político da época, caracterizado pela ascensão de formas populistas de dominação, propiciou a emergência de várias reivindicações populares articuladas por associações de moradores de bairros periféricos que exerceram papel significativo na criação e manutenção das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

Palavras-chave : Movimentos sociais; Expansão do ensino; Ensino público.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )