SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino públicoCaminhando juntas: uma experiência em educação sexual na periferia de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VICENTINI, Maria Inês Fini Leite  e  ASSIS, Mucio Camargo de. Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.45, pp.29-42. ISSN 0100-1574.

O principal propósito desta pesquisa foi a verificação da correspondência entre as expectativas e necessidades dos alunos das escolas de 2º grau aos princípios de terminalidade geral e continuidade de estudos tais como apresentados pela doutrina da atual reforma de ensino. Adotou-se o paradigma proposto por Getzels para a abordagem da escola como sistema social onde se relacionam as dimensões normativas, representadas neste trabalho pelas expectativas dos professores e equipe técnica das escolas e a dimensão pessoal ou nível idiossincrático representada pelas expectativas e aspirações dos alunos. Envolve, portanto duas classes de fenômenos: uma a do nível no motético representado pelos papéis institucionais e outra, o nível idiossincrático representado pelas disposições de personalidade dos alunos. Todos os relacionamentos dentro do sistema (escola) estão inextricavelmente ligados à comunidade onde a escola está inserida, representada neste trabalho por empresários que em suas atividades utilizam mão-de-obra advinda das escolas de 2º grau. Os resultados obtidos nas quatro sub-populações permitem concluir pela incongruência entre as expectativas pessoais e institucionais e evidenciam que o aluno busca a escola de 2º grau basicamente como forma de realização pessoal e esta inclui a tendência acentuada à continuidade de estudos onde a terminalidade só aparece muito mais como condição para a continuidade e não como um fim em si mesmo. Trabalho desenvolvido com o apoio financeiro do INEP.

Palavras-chave : Estudantes egressos; Ensino de 2º grau; Mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )