SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativosProfessores têm problemas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MELLO, Guiomar Namo de; MAIA, Eny Marisa  y  BRITTO, Vera Maria Vedovelo de. As atuais condições de formação do professor de 1º grau: algumas reflexões e hipóteses de investigação. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.45, pp.71-78. ISSN 0100-1574.

O crescimento quantitativo da escola básica transformou muito as condições de trabalho do professor. O sistema burocratizou-se, e as relações sociais de trabalho dentro da escola mudaram de natureza. Hoje, o magistério de 1º grau constitui uma prática ordenada e racionalizada pelas instâncias técnicas e administrativas do sistema de ensino. O professor deixou de ser um artesão autônomo diante das decisões sobre o que ensinar e como transmitir e avaliar o que ensina.

Palabras clave : Formação de professores; Ensino de 1º grau; Planejamento da educação.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )