SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A qualidade do ensino básico na zona rural: problemas de administração descentralizada num contexto autoritário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DAVIS, Cláudia  e  DIETZSCH, Mary Júlia Martins. Avaliação da educação básica no nordeste brasileiro: estudo do rendimento escolar na zona rural. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.46, pp.5-15. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho são discutidos os dados referentes ao desempenho escolar de alunos da zona rural dos três estados (Ceará, Piauí e Pernambuco) que fazem parte do projeto de avaliação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino no Meio Rural do Nordeste (Edurural). A amostra abrangia alunos de 2ª e 4ª série que freqüentavam escolas que pertenciam a municípios atingidos ou não pelos insumos do projeto. Para avaliar a qualidade do ensino oferecido pela escola rural foram elaboradas provas que abrangiam conteúdos mínimos nas áreas de Português e Matemática e que já deveriam ter sido dominados por todos os alunos ao final de cada uma das séries escolhidas. Os resultados mostraram que o desempenho geral dos alunos ficou muito aquém do mínimo esperado tanto na 2ª como na 4ª série, nas duas disciplinas avaliadas. A situação, em Matemática foi ainda mais crítica do que aquela obtida em Português. A discussão dos resultados acima, sem desconsiderar o impacto das variáveis de natureza sócio-econômico-político-cultural, centra-se na figura do professor da zona rural, sua formação e atuação profissional.

Palavras-chave : Ensino de 1º grau; Avaliação da educação; Zona rural; Rendimento escolar; Nordeste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )