SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Avaliação da educação básica no nordeste brasileiro: estudo do rendimento escolar na zona ruralNovas políticas educacionais para velhas escolas rurais: um estudo de caso no sertão do Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MAIA, Eny Marisa. A qualidade do ensino básico na zona rural: problemas de administração descentralizada num contexto autoritário. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.46, pp.16-22. ISSN 0100-1574.

O artigo discute as características do ensino elementar no contexto rural do Nordeste, contrapondo-as à proposta de descentralização do ensino. A partir de uma descrição geral sobre o modo de organização e funcionamento da rede de ensino elementar, em 1981, no interior dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, coloca-se em questão a autonomia econômica e política dos Estados e Municípios para interferir na qualidade do ensino que é oferecido à população. São discutidas também as possibilidades efetivas de participação da comunidade na direção de seus interesses, tal como recomendam as novas propostas educacionais voltadas para o meio rural.

Palavras-chave : Qualidade do ensino; Zona rural; Descentralização da educação; Nordeste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )