SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A qualidade do ensino básico na zona rural: problemas de administração descentralizada num contexto autoritárioUma escola primária na periferia de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Novas políticas educacionais para velhas escolas rurais: um estudo de caso no sertão do Piauí. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.46, pp.23-49. ISSN 0100-1574.

O estudo de caso realizado em 1981 no Piauí como parte da avaliação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Rural - EDURURAL - financiado pelo MEC/BIRD, teve como principal escopo oferecer subsídios para uma apreciação acerca da qualidade da escolarização oferecida às crianças da área. A qualidade do ensino foi dimensionada através da natureza dos conteúdos ministrados em sala de aula, dos métodos empregados, dos recursos materiais e didáticos disponíveis, do preparo do professor e de suas condições de trabalho, da estrutura e funcionamento da escola e das condições de vida dos alunos. O pressuposto é de que tais fatores interferem decisivamente na probabilidade de sucesso ou fracasso do aluno na escola. Foi possível traçar a trajetória política do programa, desde a definição de suas prioridades até as relações da agência municipal com a esfera estadual e local, no que diz respeito às formas de atuação e de vínculo empregatício.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Piauí; EDURURAL; Qualidade do ensino; Recursos humanos; Relações pais-escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )