SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Novas políticas educacionais para velhas escolas rurais: um estudo de caso no sertão do PiauíMelhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Uma escola primária na periferia de São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.46, pp.50-58. ISSN 0100-1574.

O presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno.

Palavras-chave : Ensino primário; São Paulo; Escolas Públicas; Rendimento escolar; Recursos financeiros; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )