SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Uma escola primária na periferia de São PauloA pesquisa educacional no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SISTO, Fermino Fernandes. Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.46, pp.59-66. ISSN 0100-1574.

Relatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.

Palavras-chave : Processo de ensino-aprendizagem; Ensino superior; Estudo de caso; Rendimento escolar; Avaliação da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )