SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47A formação profissional de trabalhadores rurais da canaAs entidades sindicais e a educação dos trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VERHINE, Robert E.  e  LEHMANN, Rainer H.. Obtenção de emprego industrial como função de educação não-formal: um estudo de operários em duas cidades do nordeste. Cad. Pesqui. [online]. 1983, n.47, pp.53-63. ISSN 0100-1574.

Com base em dados referentes aos candidatos de oito fábricas em duas capitais do Nordeste, este estudo tentou medir a contribuição da educação não-formal na obtenção de emprego no nível de operários qualificados. Os resultados sugerem que ENF tem um papel positivo, embora limitado. ENF foi, dentre os fatores considerados, o único que demonstrou um efeito significativo na "Aquisição de emprego" tendo também, junto com "recomendação" influenciado a variável "aptidão". Uma versão mais completa do modelo em que obtenção de emprego foi vista como um processo constante de três passos mostrou que educação formal e experiência de trabalho significativamente determinam o nível de posição aspirada pelo pretendente. Relacionando os resultados ao debate sobre a relação educação/mercado de trabalho, parece que certos dados do estudo estão coerentes com o modelo de socialização, mas não de acordo com as perspectivas teóricas credencialista e de capital humano.

Palavras-chave : Educação não-formal; Nordeste; Indústria; Ensino técnico; Cursos; Operários; Currículos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )