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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FILP, Johanna et al. Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.49, pp.15-25. ISSN 0100-1574.

O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.

Palabras clave : Educação pré-escolar; Rendimento escolar; Chile; Condições sócio-econômicas.

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