SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no ChileA pesquisa qualitativa e o estudo da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BERNSTEIN, Basil. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.49, pp.26-42. ISSN 0100-1574.

Neste texto Bernstein discute o significado da tendência predominante na educação pré-escolar, que ele denomina de "pedagogia invisível". Examinando suas características e pressupostos ele identifica esta tendência com os valores e hábitos da "nova classe média" dos países capitalistas avançados, discutindo as conseqüências da adoção desta pedagogia para crianças de diferentes camadas sociais, nos vários níveis escolares.

Palabras clave : Educação pré-escolar; Pedagogia; Aprendizagem; Classe média.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )