SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no ChileA pesquisa qualitativa e o estudo da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BERNSTEIN, Basil. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.49, pp.26-42. ISSN 0100-1574.

In this text Bernsteis discusses the meaning of the main trend in preschool education which he calls "invisible pedagogy". Examining its characteristics and pressupositions, he identifies this trend with the values and habits of the advanced capitalist countries "new middle class", discussing the consequences of the adoption of this pedagogy for children of different social levels, at various school grades.

Palavras-chave : Educação pré-escolar; Pedagogia; Aprendizagem; Classe média.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )