SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Estudo de caso: seu potencial na educaçãoPesquisa participante: possibilidades para o estudo da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GONCALVES, Obéd. Incorporação de práticas curriculares nas escolas. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.49, pp.55-62. ISSN 0100-1574.

Há, na literatura profissional, um interesse cada vez mais crescente pela utilização de métodos de pesquisa intercomplementares (quantitativos e qualitativos), visando ao estudo das mudanças educacionais. Tal interesse é destacado, sobretudo, quando se estudam as mudanças em estruturas e em processos intra-escolares. Com a evolução dos modelos propostos para o estudo das organizações escolares (Corwin, 1974; Sander, 1983), os métodos e as estratégias de desenvolvimento do conhecimento sobre as escolas têm aberto espaço para a combinação de procedimentos visando à melhor compreensão das “anomalias” das organizações escolares, tais como: a análise da não incorporação de mudanças dirigidas à escola; as tentativas frustradas de coordenação, controle, inspeção e avaliação de suas atividades etc.

Palabras clave : Currículos.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )