SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50A vinculação constitucional de recursos financeiros para a educação: esfera federalAssociação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de  e  CANDAU, Vera Maria. Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.50, pp.22-28. ISSN 0100-1574.

A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.

Palavras-chave : Professores leigos; Piauí; Tecnologia educacional; Treinamento de professores; Zona rural; Projeto Logos II.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )