SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativoEnsino da saúde: interesses na área de saúde de escolares adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CONTE, Doracy Soares. Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.50, pp.29-39. ISSN 0100-1574.

Duzentos e cinqüenta professores e 2.500 alunos de escolas públicas e particulares de Brasília e cidades satélites foram testados quanto à eficiência docente e desempenho acadêmico do alunado. Características de professores, tais como, educabilidade, interesse cultural e experiência, compuseram um índice de eficiência profissional, que foi correlacionado com desempenho acadêmico dos alunos e categorizado por localização geográfica (Brasília e cidades satélites) e dependência administrativa (escolas públicas e particulares). O objetivo do estudo foi medir o grau de eficiência dos professores, bem como comparar os dois estratos geográficos e dois tipos de escola. Os resultados mostraram (1) que existe associação significativa entre rendimento escolar das crianças e eficiência dos professores; (2) que estudantes e professores das escolas particulares tiveram escores mais altos que os das escolas públicas, nas variáveis de interesse e (3) que os corpos docente e discente de Brasília superaram os das cidades satélites em eficiência docente e desempenho discente.

Palabras clave : Rendimento escolar; Prática de ensino; Brasília.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )