SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélitesEm defesa da pré-escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. Ensino da saúde: interesses na área de saúde de escolares adolescentes. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.50, pp.40-52. ISSN 0100-1574.

Apresentam-se dados sobre interesses de escolares adolescentes da 3ª série do 2º Grau, quanto a temas ligados à Educação em Saúde Pública. O estudo realizou-se em duas escolas do Município de São Paulo, uma particular e outra pertencente à Rede Estadual de Ensino, ambas situadas na Zona Oeste do Município de São Paulo. Analisam-se os resultados obtidos, tendo como ponto de referência características da morbimortalidade de adolescentes na América Latina e Causas de Morte Resumidas do Município de São Paulo. Para o levantamento de dados utilizou-se o modelo de grupos nominais, tal como proposto por DELBECQ-VAN DE VEN. Tendo em vista a inclusão obrigatória de programas de saúde nos currículos, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil, lei nº 5.692, de 1971, pretendeu-se contribuir para a elaboração de um conteúdo educativo mais realístico e útil para escolares adolescentes.

Palabras clave : Saúde; Educação; Adolescência; Saúde escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )