SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Lidando pobremente com a pobreza: análise de uma tendência no atendimento a crianças "carentes" de 0 a 6 anos de idade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PATTO, Maria Helena Souza. A criança marginalizada para os Piagetianos brasileiros: deficiente ou não?. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.51, pp.3-12. ISSN 0100-1574.

Este artigo nasceu da constatação da existência, na literatura educacional brasileira, de conclusões opostas a respeito das características cognitivas das crianças das classes populares quando examinadas à luz da teoria piagentiana. Após o resumo das principais afirmações sobre as capacidades destas crianças nos trabalhos realizados em dois centros de pesquisa têm na epistemologia de Jean Piaget seu ancoramento teórico, são formuladas algumas questões, com o objetivo de incentivar um debate entre os pesquisadores discordantes, de modo a avançar os conhecimentos sobre grande parcela das crianças brasileiras que freqüentam as escolas públicas.

Palabras clave : Crianças marginalizadas; Desenvolvimento cognitivo; Pobreza; Escolas públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )