SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51A criança marginalizada para os Piagetianos brasileiros: deficiente ou não?Lares vicinais em Porto Alegre: avaliação de um programa para crianças de 0 a 6 anos de idade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta. Lidando pobremente com a pobreza: análise de uma tendência no atendimento a crianças "carentes" de 0 a 6 anos de idade. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.51, pp.13-32. ISSN 0100-1574.

O trabalho teve por objetivo a apreciação de experiências alternativas quanto às características do atendimento à saúde, nutrição e educação de crianças sócio-economicamente carentes, de 0 a 6 anos de idade, e quanto aos custos econômicos desse atendimento. É um estudo de casos. Três das experiências localizam-se em Brasília e são creches convencionais. As outras, duas são unidades do PROAPE em Recife, e uma, em Fortaleza, atende em sistema de creches lares a partir de uma creche base convencional. Para sua caracterização, utilizamos os procedimentos usuais do trabalho etnográfico. Quanto ao quadro de referência teórica de custos, utilizamos a estrutura geral dos estudos de economia da educação. É importante enfatizar a não comparabilidade linear das experiências. Sua apreciação deve passar por um cuidadoso exame das características do atendimento e dos custos das diferentes rubricas.

Palabras clave : Crianças; Pobreza; Creches casulo; Creches comunitárias; Saúde; Nutrição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )