SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Tendências e fatos na política da educação pré-escolar no BrasilA instrução pública através das mensagens dos prefeitos do Distrito Federal (1920-1929) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

NEVES, Lúcia Maria Wanderley; OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de; COSTA, Marileide de Carvalho  y  LIRA, Edla de Araújo. Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.51, pp.55-63. ISSN 0100-1574.

O planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social.

Palabras clave : Planejamento da educação; Estado; Formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )