SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51A instrução pública através das mensagens dos prefeitos do Distrito Federal (1920-1929)A escrita espelhada como manifestação do pensamento pré-operatório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia. O movimento de mulheres e a abertura política no Brasil: o caso da creche. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.51, pp.73-79. ISSN 0100-1574.

Feminista. Formação acadêmica em Psicologia. Pesquisadora na área da Educação. Mãe de duas crianças que freqüentam a creche desde bem pequenas. Tema atual pesquisa: creche. Perplexa. Como outras feministas espalhadas pelo mundo arregalo os olhos de espanto diante de tantas contradições que não enverguei há alguns anos atrás. Vivo o impasse entre a crítica a uma tagarelice, ideológica e a impossibilidade de pesquisar sem me envolver numa perspectiva de transformação social. Pública ou privada? O trabalho me chama e atrai. A filha solicita e disputa com ciúme a atenção da mãe. A mãe ciúme da mulher com quem compartilha a educação do filho. A pajem disputa o domínio sobre a criança que educa. Embate entre mulheres. Privado? Luta surda travada à sombra de uma política de creches.

Palabras clave : Movimento de mulheres; Creches; Política.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )