SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52A representação da linguagem e o processo de alfabetizaçãoAlfabetização: uma proposta para a escola pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Cad. Pesqui. [online]. 1985, n.52, pp.19-24. ISSN 0100-1574.

Considerando a multiplicidade de facetas do fenômeno alfabetização, o artigo discute algumas das principais perspectivas sob as quais esse fenômeno pode ser estudado, agrupando-as sob três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização (aspectos psicológico, psicolingüístico, sociolingüístico e propriamente lingüístico) e os condicionantes desse processo (pressupostos sociais, culturais e políticos). Apontam-se as implicações das diferentes perspectivas para os problemas de método, material didático, definição de pré-requisitos e formação do alfabetizador, e defende-se a necessidade de uma teoria coerente da alfabetização, que concilie resultados e integre estruturadamente estudos sobre as diferentes facetas do processo.

Palabras clave : Processo de ensino-aprendizagem; Psicolingüística; Material didático; Formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )