SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Alfabetização: uma proposta para a escola públicaAlfabetização camponesa: problemas e sugestões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FERRARI, Alceu R.. Analfabetismo no Brasil: tendência secular e avanços recentes resultados preliminares. Cad. Pesqui. [online]. 1985, n.52, pp.35-50. ISSN 0100-1574.

Este trabalho confronta os dados das PNAD 1977 e 1982 e do Censo demográfico de 1980 com as expectativas do MOBRAL relativamente ao declínio dos índices de analfabetismo no Brasil na década de 1970. Compara as Unidades da Federação, mostrando as enormes desigualdades regionais em termos de analfabetismo em 1980. Analisa a tendência secular (1872a 1980) dos índices de analfabetismo, tanto para o Brasil como um todo, como para uma série de Estados, pondo em relevo as desigualdades de tendência do analfabetismo e a origem histórica das desigualdades educacionais regionais. Por fim mostra como a escola de 1º grau continua produzindo o analfabetismo hoje, através do processo de exclusão, o qual engloba os excluídos do processo e os excluídos no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Analfabetismo; Desigualdades regionais; Zona rural; Zona urbana; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )