SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Analfabetismo no Brasil: tendência secular e avanços recentes resultados preliminaresOs alunos e o ensino na República Velha através das memórias de velhos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

NAGUEL A., José. Alfabetização camponesa: problemas e sugestões. Cad. Pesqui. [online]. 1985, n.52, pp.51-60. ISSN 0100-1574.

Apesar de que eliminar o analfabetismo no campo supõe transformações sociais globais, pode-se esperar resultados positivos ao se combinarem a extensão e melhoramento da educação primária rural com programas específicos de alfabetização. Estes devem surgir dos interesses reais e objetivos dos grupos camponeses, se inserirem em sua cultura e colocar-se a serviço do fortalecimento de seu poder e de sua autonomia social. A heterogeneidade dos grupos camponeses faz com que a elaboração dos programas de alfabetização deva partir de motivações muito diferentes mas todas elas ligadas com ações mais abrangentes de desenvolvimento e mudanças. Da experiência recente na América Latina, é possível colher sugestões valiosas tanto no que diz respeito a modalidades, como quanto aos subsídios técnicos dos programas de alfabetização. No entanto, tudo isso vai precedido da decisão política de favorecer efetivamente os setores camponeses. É de se esperar que em nossos países se verifiquem condições favoráveis para que essas decisões sejam adotadas.

Palavras-chave : Analfabetismo; Zona rural; América Latina; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )