SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Os alunos e o ensino na República Velha através das memórias de velhos professoresLiteratura infantil para crianças que aprendem a ler índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

RODRIGUES, Ada Natal. Lhão, lhão, lhão, quem não entra é um bobão. Ou como se alfabetizam as crianças no Estado de São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1985, n.52, pp.73-78. ISSN 0100-1574.

A vasta contribuição da Lingüística parece não ter afetado as propostas de alfabetização, já que a Lingüística sequer é consultada para a elaboração de projetos e material didático. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reproduz, há três governos, um manual que se intitula Subsídios para Implementação do Guia Curricular de Língua Portuguesa para o 1º Grau: 1ª série. Nota-se nesse manual uma grande confusão teórica e metodológica. Não se distinguindo teoricamente fonema e grafema, as sugestões metodológicas para o aprendizado da leitura e escrita são uma série de equívocos. Do ponto de vista sociolingüístico há uma desvalorização sistemática do aluno - eterno dependente, produto de uma "subcultura". Fica difícil responder à pergunta inicial: que língua ensinar? Mais difícil ainda é pretender sucesso de professores tão mal informados e orientados. Este artigo é uma reflexão sobre esses problemas.

Palabras clave : Material didático; Manual; Processo de ensino-aprendizagem; Sóciolingüística.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )