SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57O aluno do curso superior noturno: um estudo de caso.Movimento operário e educação popular na primeira República índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SA, Nicanor Palhares. O aprofundamento das relações capitalistas no interior da escola. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.57, pp.20-29. ISSN 0100-1574.

O presente artigo trata da mudança das relações de trabalho no interior das escolas. As mudanças apontadas indicam um processo de alteração em direção a relações especificamente capitalistas, diferentemente das disposições que afirmam não se aplicarem relações capitalistas, para essa modalidade de trabalho não material, em que o ato da produção não se separa do consumo. Foi demonstrado que o processo de divisão do trabalho e a introdução de tecnologias no trabalho escolar têm promovido a separação entre o processo de produção e o de consumo, viabilizando a diminuição do valor de reprodução da força de trabalho da educação; têm permitido a venda do produto de trabalho educativo independente do contato professor e aluno; têm viabilizado a exploração do trabalho na forma de mais valia, produção em escala caracterizando, assim, nova forma de relações de produção na educação. Do mesmo modo, a luta dos docentes, em particular, e dos trabalhadores, em geral, pode ser profundamente afetada por essas alterações.

Palabras clave : Relações de trabalho; Capitalismo; Escolas; Movimentos sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )