SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Creches e berçários em empresas privadas paulistasPigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

LAMPREIA, Carolina. A intervenção precoce: seus pressupostos e algumas questões. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.57, pp.55-60. ISSN 0100-1574.

A grande maioria dos atuais programas de intervenção para prevenir o atraso no desenvolvimento baseia-se em alguns pressupostos questionáveis - o de período crítico e o de privação cultural. A aceitação ou não destes pressupostos tende a ter implicações inteiramente diversas sobre as estratégias de ação daquelas pessoas envolvidas no favorecimento do desenvolvimento de crianças de baixo nível sócio-econômico. A partir de uma análise desses dois pressupostos, este trabalho procura argumentar sobre a necessidade de uma intervenção precoce, para quem ela poderia ser necessária, quando deveria ser iniciada e como deveria ser implementada.

Palabras clave : Privação cultural; Desenvolvimento da criança; Condições sócio-econômicas; Intervenção no comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )