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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Nelson do Valle  y  SOUZA, Alberto de Mello e. Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.58, pp.49-57. ISSN 0100-1574.

O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis.

Palabras clave : Demanda da Educação; Periferia; Zona urbana; Famílias; Qualidade do ensino; Ensino de 1º grau.

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