SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58Análise psicolingüística da leitura de crianças nas séries iniciais do 1º grauO papel social da pré-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LEITE, Ilma Carvalho Nunes. Desenvolvimento cognitivo e escolaridade: um estudo realizado com crianças de meio sócio-econômico desfavorecido. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.58, pp.69-76. ISSN 0100-1574.

Este estudo pretendeu desenvolver um diagnóstico opertório de crianças de um bairro sócio-econômico desfavorecido, localizado no município de Feira de Santana, Bahia. Adotando um enfoque piagetiano, este trabalho, no seu desenrolar, levantou possíveis relações entre o fato de as crianças estarem ou não na escola e o fato de elas estarem ou não exercendo atividades remuneradas, bem como o estágio de desenvolvimento operatório concreto em termos de alguns invariantes.

Palavras-chave : Desenvolvimento cognitivo; Condições sócio-econômicas; Fracasso escolar; Evasão escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )