SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59Participação do pessoal da administração superior nas reformas ou inovações do sistema educacionalAdministração de escolas de 1º e 2º graus e a natureza do processo de produção pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MORAIS, Gizelda Santana et al. Professores leigos x professores habilitados. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.59, pp.15-26. ISSN 0100-1574.

O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.

Palavras-chave : Professores leigos; Escola normal; Magistério; Ensino de 1º grau; Sergipe; Formação de professores; Recursos financeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )