SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59A constituinte e a educação da criança de 0 a 6 anosOrganização do trabalho na escola: a prática existente e a teoria necessária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ASSIS, Regina A. de. É preciso pensar em educação escolarizada para crianças de 4 a 6 anos?. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.59, pp.66-72. ISSN 0100-1574.

O artigo discorre sobre os objetivos da pré-escola, utilizando a denominação "pré-1º grau", para diferenciá-la de alternativas pouco estruturadas ou informais. Segundo a autora, esta denominação seria mais adequada para programas que possuem clareza em suas metas educacionais e professores preparados, atendendo a faixa de 4 a 6 anos de idade. A autora defende o ponto de vista de que os aspectos pedagógicos devem ser encarados com seriedade, criticando a orientação assistencialista de programas como o PROFIC, por exemplo. Por outro lado, defende a antecipação da idade de ingresso no 1º grau para os 6 anos e a prioridade de educação das crianças entre 0 e 10 anos de idade.

Palabras clave : Educação pré-escolar; Objetivos da educação; Prioridades educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )