SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docenteA evolução das idéias pedagógicas no Brasil Republicano author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. O ensino técnico agrícola do ponto de vista de seus egressos. Cad. Pesqui. [online]. 1987, n.60, pp.15-27. ISSN 0100-1574.

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida junto a 174 egressos do ensino agrícola e provenientes de três escolas agrotécnicas localizadas, respectivamente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para isso, questionários com questões fechadas e abertas foram enviados a todos os 573 concluintes desses cursos nos anos de 1981, 1982 e 1983. Os dados obtidos dividem-se em três grandes blocos informativos. Num primeiro momento, investiga-se a origem social do egresso, utilizando-se como indicadores as condições de subsistência, trajetória escolar e renda tanto de egresso como de sua família de origem. O segundo bloco é dedicado à análise da situação ocupacional do egresso, desde a trajetória dessa situação até dificuldades vivenciadas no exercício das atividades profissionais, grau de satisfação com o trabalho etc. Finalmente, procura-se explorar o conjunto das representações sociais que o egresso elabora frente à escola, ao mercado de trabalho, à sociedade como um todo, suas expectativas e aspirações.

Keywords : Ensino agrícola; Estudantes egressos; Mercado de trabalho; Origem social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )