SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63Reflexão sobre a particularidade cultural na educação das crianças negrasA criança negra: identidade étnica e socialização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LOPES, Helena Theodoro. Educação e identidade. Cad. Pesqui. [online]. 1987, n.63, pp.38-40. ISSN 0100-1574.

Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade. Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.

Palavras-chave : Negros; Socialização; Identidade; Discriminação racial; Meio social .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )