SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63A criança negra: identidade étnica e socializaçãoA indecisão dos pais face à percepção da discriminação racial na escola pela criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

TEODORO, Maria de Lourdes. Identidade, cultura e educação. Cad. Pesqui. [online]. 1987, n.63, pp.46-50. ISSN 0100-1574.

Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade.Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.

Palabras clave : Identidade; Cultura; Educação; Negros; Etnias; Socialização .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )