SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63Curso de introdução à história da África para professores de 1º e 2º grauA representação do negro em livros didáticos de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

NEGRAO, Esmeralda Vailati. A discriminação racial em livros didáticos e infanto-juvenis. Cad. Pesqui. [online]. 1987, n.63, pp.86-87. ISSN 0100-1574.

Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas.A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.

Palavras-chave : Discriminação racial; Livros didáticos; Negros .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )