SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63A discriminação racial em livros didáticos e infanto-juvenisO negro no livro didático e a prática dos agentes de pastoral negros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PINTO, Regina Pahim. A representação do negro em livros didáticos de leitura. Cad. Pesqui. [online]. 1987, n.63, pp.88-92. ISSN 0100-1574.

Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas.A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.

Palavras-chave : Livros didáticos; Negros; Discriminação racial .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )