SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64Feminismo no Brasil: uma trajetória particularOs jardins de infância e as escolas maternais de São Paulo no início da República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOMES, Jerusa Vieira. Do campo à cidade: as transformações nas práticas educativas familiares. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.64, pp.48-56. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa as transformações progressivas da socialização infantil na família, associadas à migração campo-cidade. A pesquisa empírica foi feita com três gerações de cinco famílias de migrantes hoje residentes na periferia do município de Carapicuíba. São focalizadas as práticas educativas de cada geração, com relação às fases do desenvolvimento infantil, em particular, a lactância, a primeira infância e a infância. A conclusão é de que, embora o deslocamento campo-cidade obrigue o migrante a uma contínua reestruturação de sua identidade, a incorporação de novos padrões culturais não implica necessariamente a destruição dos antigos. Ambos convivem no interior do indivíduo. O resultado é a ambigüidade como característica fundamental da experiência de vida da terceira geração, socializada na cidade, a partir de seus padrões, mas também herdeira de uma tradição cultural que vem do campo.

Palavras-chave : Famílias; Socialização; Migração interna; Identidade; Cultura; Amamentação; Bebês; Prática de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )