SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65Como o computador é dominado pelo adultoPreconceitos e discriminações raciais em livros didáticos e infanto-juvenis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MEDINA, Anamaria Vaz de Assis. Organização pública e implementação de novas metodologias: o projeto alfa em Minas Gerais. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.65, pp.38-51. ISSN 0100-1574.

Este artigo analisa a implementação de um projeto pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, em termos dos entraves que enfrentou e das modificações pelas quais passou ao longo de seu desenrolar. Dentre o conjunto de fatores que estimularam ou inibiram sua implementação, são analisadas as questões dos recursos disponíveis, da comunicação interna e interorganizacional, da interferência política, da estrutura burocrática e da disposição dos implementa dores face àquela política. Mostra também que, se tratando do setor educacional, esses aspectos ver-se-iam potencializados pela alta fragmentação das comunidades de especialistas, existência de poucos paradigmas sobre os quais há consenso, tecnologia soft, amplitude e ambigüidade de objetivos e baixa prioridade política efetiva. Tal falta de estruturação relativa afetaria a estabilidade da agenda do setor, deixando-a livre para ser alterada ao sabor de novos dirigentes, sem que realmente ocorressem mudanças significativas.

Palavras-chave : Programa Alfa; Metodologia; Evasão escolar; Secretaria da educação; Minas Gerais; Salário-educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )