SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65Ensino supletivo pela tv: um potencial mal aproveitadoA hora da história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.65, pp.72-77. ISSN 0100-1574.

Se é verdade que o número de pesquisas sobre as causas da repetência e da evasão na escola pública de primeiro grau, em suas primeiras séries, vem crescendo nas últimas duas décadas, é verdade também que esta linha de investigação vem mostrando sinais de cansaço: uma repetida aplicação de um modelo experimental de investigação tem produzido como resultado uma visão reificada da escola e de sua problemática. Mais do que isso, é visível que a crença na menor capacidade da criança pobre para aprender os conteúdos escolares tem sido uma constante nessas pesquisas, tanto mais presente quanto mais a “teoria da carência cultural” se estabelece no pensamento educacional brasileiro a partir do início dos anos setenta.

Palavras-chave : Fracasso escolar; Evasão escolar; Escolas públicas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )