SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Por uma revisão do conceito de racionalidade na administração universitária brasileiraA pesquisa na universidade e a educação da criança pequena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VIEIRA, Evaldo. Pesquisa em educação: quando se é específico?. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.67, pp.56-58. ISSN 0100-1574.

O tema deste ensaio é a especificidade do objeto da pesquisa em educação, cujo trato envolve meditações teóricas e testemunhos da prática cotidiana. Está claro que este tratamento do tema irrompe, em grande parte, de minhas experiências de pesquisador solitário e de orientador em mais de duas dezenas de trabalhos acadêmicos, distribuídos entre dissertação de mestrado e teses de doutorado, muitos deles publicados em livros. É certo que o tratamento do tema recebe influência das atividades do pesquisador desacompanhado, que sustentou suas próprias pesquisas (mestrado, doutorado, livre-docência, livros, artigos), assim como ainda traz influência da participação em muitas bancas examinadoras de estudos da mais variada natureza. E tal não seria, se fosse possível extirpar anos e anos de pesquisa universitária.

Palabras clave : Pesquisa educacional; Métodos de pesquisa; Ensino superio.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )