SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número68O ensino supletivo de 2º grauEducação-produção revisitada: as brechas do sistema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FUSARI, José Cerchi  y  CORTESE, Marlene Pedro. Formação de professores a nível de 2º grau. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.68, pp.70-81. ISSN 0100-1574.

O presente texto pretende discutir a realidade da formação de professores - a Habilitação Magistério - a nível de 2º grau, seus problemas e propostas para a superação dos mesmos. Discutem-se a proposta do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) nacional, a do CEFAM de São Paulo, além de sugestões para a própria habilitação. Para contextualizar melhor a problemática, foram localizadas as origens da École Normale na França e a instalação das mesmas no Brasil, até a transformação (ou destruição) delas, quando da implantação da Lei 5692/71 que cria a Habilitação-Magistério como uma das habilitações do ensino de 2º grau.

Palabras clave : Formação de professores; Ensino de 2º grau; Magistério; Escola Normal; Projeto CEFAM.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )