SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número68Formação de professores a nível de 2º grauA escola-família agrícola no Espírito Santo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldi. Educação-produção revisitada: as brechas do sistema. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.68, pp.82-88. ISSN 0100-1574.

Este artigo discute a possível contribuição de uma prática pedagógica integradora e radical na formação, por parte dos adolescentes, de representações sociais de nível crítico. Com base nas respostas dadas por alunos e egressos de três escolas técnico-agrícolas a questões sobre problemas sociais, a autora detecta uma importante diferença: consistentemente, a maior parte das opiniões críticas foram manifestadas por respondentes provenientes da escola onde três professoras desenvolviam um trabalho pedagógico radical. Os resultados são usados para questionar a função social do ensino de 2º grau.

Palabras clave : Função social; Ensino de 2º grau; Estudantes egressos; Ensino agrícola; Ensino técnico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )